Como escolher o rastreador veicular?

Um dos piores pesadelos para quem é dono de um carro é passar pela situação de roubo. Com o rastreador veicular é possível localizar onde o veículo se encontra e chamar a polícia, ótima notícia, não é?
Mas é preciso ficar atento na hora de escolher um rastreador veicular. A compra do equipamento e a escolha da empresa contratada precisam ser bem pesquisadas para não pesar no bolso.

Antes de comprar um rastreador, é importante entender como ele funciona. O rastreador é um aparelho capaz de guardar todo o histórico de movimentação do veículo mesmo que não tenha sido acionado. Em caso de roubo ou furto é possível saber todo o caminho que o veículo percorreu até chegar ao local que está. Ele é instalado o equipamento no veículo que permite que ele seja localizado e o rastreamento é feito por uma empresa especializada que cobra uma mensalidade pelo serviço.

Como escolher?

No mercado existem basicamente dois sistemas de rastreador veicular: rastreador via radiofrequência RF e o rastreador via satélite GPS (Global Positioning System).

Rastreador via radiofrequência

O rastreador veicular RF tem um sistema que funciona através de ondas eletromagnéticas, ou seja é a mesma base tecnológica do rádio. A principal vantagem do rastreador RF é que possui uma cobertura de sinais muito eficiente, por isso é capaz de rastrear e monitorar um veículo mesmo em ambientes cobertos e fechados.
A desvantagem é que, apesar de não sofrer interferências externas que cause a interrupção no sinal, este tipo de rastreador tem uma cobertura geográfica limitada, com abrangência regional. Por isso, é mais indicado para quem não se desloca com frequência para outra spara outras regiões ou não faz muitas viagens.

Rastreador via satélite GPS

A tecnologia utilizada pelo sistema de rastreador veicular GPS é o mesmo adotado pelas operadoras de telefonia móvel. Ou seja, as ondas de rádio são transmitidas via satélite, o que amplia bastante a abrangência. A tecnologia é  capaz de identificar, em tempo real e com precisão, a localização do veículo, permitindo assim o imediato bloqueio do seu funcionamento e resgate, em caso de roubo ou furto.

A grande vantagem, além da ampla cobertura que alcança áreas remotas, é a precisão da informação transmitida. Por isso, o sistema de rastreador veicular via satélite acaba por ser mais eficiente para diferentes situações e demandas.
Ainda tem dúvidas? Fale com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *